Para ajudá-lo a mudar esse cenário, confira no post de hoje algumas sugestões de como você pode despertar a alta gerência da empresa onde trabalha para a importância da gestão da qualidade.
Apresentar os resultados financeiros
Busque demonstrar para a diretoria o gasto que a empresa tem com a não qualidade ou com a baixa qualidade. Para que isso realmente funcione, é preciso fazer a mensuração de cada custo originado pela falta de ações de melhoria dos processos.
Por exemplo, o preço de retrabalhos ou da devolução de produtos pode ser um argumento para demonstrar o valor da gestão da qualidade.
Tenha em mente que a diretoria quer saber o retorno sobre o investimento em cada projeto da empresa. Para provar que a qualidade é importante, um bom ponto de partida é analisar as reclamações do serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da organização.
Elencar os benefícios para a produtividade
Como você bem sabe, não basta ter somente um produto bem feito, que atenda às necessidades do cliente. Também, é preciso ter processos eficientes em todas as etapas de produção, como compra da matéria-prima, beneficiamento, logística, relacionamento com fornecedores e consumidores etc.
Outro argumento para demonstrar o valor da gestão da qualidade é provar como esse trabalho interfere para melhorar a produtividade da empresa. Afinal, o tempo gasto para se refazer uma determinada tarefa ou mesmo o descarte da matéria-prima, devido às não conformidades com os padrões estabelecidos, faz com que a organização perca eficiência.
Demonstrar o valor da gestão da qualidade para a imagem da empresa
Com o aumento do uso da internet e, principalmente, das redes sociais, as informações circulam de modo veloz. Se antigamente um cliente insatisfeito transmitia o não contentamento com uma empresa para no máximo 10 ou 15 pessoas, hoje em dia, ele pode fazer isso para milhares ou até milhões de indivíduos.
A publicação em uma rede social sobre um defeito de um produto ou sobre a precariedade de um serviço pode manchar de forma significativa a reputação de uma empresa e, consequentemente, causar prejuízos financeiros grandes.
Diante desse contexto, para demonstrar o valor da gestão da qualidade, comprove para a alta gerência da empresa como as ações de melhoria contribuirão para gerar uma percepção positiva da organização por parte dos diferentes públicos com os quais ela se relaciona.
Se houver necessidade, apresente casos ou notícias de empresas que tiveram o nome veiculado na imprensa por causa de problemas que poderiam ter sido evitados se tivessem um programa de qualidade efetivo.
Como você pôde notar, demonstrar o valor da gestão da qualidade em uma organização passa por cálculos e números. Logo, convença os tomadores de decisão da empresa que mais vale investir em qualidade do que pagar o preço, muitas vezes altíssimo, da não qualidade.
Além do que apresentamos no post, o que você faz para demonstrar o valor da gestão da qualidade? Deixe seu comentário aqui no blog. Contribua com esse debate.