Há poucas décadas atrás, grande parte do mercado mergulhou de cabeça na onda dos sistemas de qualidade. Anos se passaram e a necessidade de implementação desses sistemas só cresce! Melhorar os processos, reduzir custos com as operações e entregar ao cliente o melhor produto ou serviço possível não só são exigências do mercado como são passos fundamentais para a sobrevivência do negócio. Mas por que exatamente a gestão da qualidade é um aspecto vital para o sucesso dos empreendimentos e como ela se aplicaria à sua organização? Pois confira e aprenda:
A melhoria nos processos significa menores custos
O objetivo final das normas ISO 9000, por exemplo, é o aumento da qualidade dos processos, certo? Com essa meta pra lá de nobre, é compreensível que quem não conheça a fundo os sistemas de qualidade acredite que sua implementação aumentará os custos da empresa. Mas isso definitivamente não é verdade!
Um sistema de gestão da qualidade torna os processos melhores, mais enxutos e mais seguros, de forma que o trabalho passa a ser feito com mais eficiência, buscando sempre os métodos mais baratos e de maior qualidade para suas operações. Com isso, os custos com desperdícios e retrabalhos são drasticamente reduzidos, o que permite, no final, oferecer melhores produtos e serviços com investimentos menores.
O princípio do aperfeiçoamento contínuo
Como sobreviver em um mercado altamente competitivo e em constante mutação? Pois para uma empresa ter sucesso no longo prazo, é fundamental que elabore uma estratégia de atualização, incorporação de novas tecnologias e busca constante pela melhor qualidade do que oferece a menores custos. É aí que entra o princípio da melhoria contínua, presente na maioria dos sistemas de gestão da qualidade.
A ideia é entregar sempre um produto ou serviço que não só atenda às expectativas do cliente como, de preferência, as supere. Para atingir esse objetivo sua empresa precisa trabalhar constantemente para entender quais são as reais necessidades de seus consumidores — que inclusive vão sempre mudar —, buscando formas de atendê-las da melhor maneira possível.
A importância da transferência de conhecimento
O que fazer quando um funcionário-chave da empresa se aposenta, é contratado por um concorrente ou simplesmente decide mudar de área? Viu como sua organização não pode ficar refém dos conhecimentos de um único indivíduo, sob pena de prejudicar seriamente seus negócios no longo prazo?
Por isso, ao implementar um sistema de gestão da qualidade, todos os processos passam a ser registrados dentro de um padrão, o que facilita as transições em casos de saída de colaboradores, padroniza o trabalho em toda a empresa e ainda simplifica e agiliza o treinamento de novos membros da equipe.
O aumento da credibilidade no mercado
Outro aspecto importante da implementação de um sistema de gestão da qualidade diz respeito à maior credibilidade que a empresa ganha no mercado. Isso acontece porque, primeiramente, a companhia melhorará seus processos, aumentando a qualidade dos produtos ou serviços que comercializa e atendendo melhor às expectativas dos clientes. E nada é melhor para os negócios do que um cliente satisfeito, não é mesmo?
Esse aumento da credibilidade, porém, tem também um outro motivo, ainda mais direto. A implementação de um sistema de gestão da qualidade normalmente objetiva a obtenção de um certificado, como os da família ISO. Esses certificados dão à companhia um maior peso no mercado, até mesmo para quem nunca teve contato com a empresa, porque garantem rigorosos parâmetros de qualidade às operações. Não é à toa que muitas empresas exigem que seus fornecedores apresentem um certificado específico como requisito para o fechamento de negócios.
Viu como a gestão da qualidade é vital para o sucesso de longo prazo do negócio? Então o que ainda está esperando para implementar esse pacote de melhorias em seu negócio? Pronto para revolucionar a eficiência dos processos e fazer com que a empresa sempre entregue o melhor produto ou serviço para o cliente? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões conosco!