Aplicação do 5s e 8s no planejamento anual


Aplicação do 5s e 8s no planejamento anual

Two managers concentrating on an online problem in an office

O segundo semestre, geralmente, é a época do ano em que é feito o planejamento anual da empresa. É tempo de avaliar os resultados do planejamento do ano que está se encerrando, de traçar novas estratégias e de pensar no futuro do negócio a fim de manter bons resultados.

Também pode ser uma ótima oportunidade para incluir no planejamento da empresa a aplicação da metodologia 5s, que é uma estratégia empresarial capaz de trazer resultados expressivos para o seu negócio.

Isso ocorre porque uma aplicação eficiente da metodologia 5s vai gerar mudanças de hábito capazes de reduzir desperdícios que as empresas geralmente nem percebem. Além de reduzir custos, os 5s podem otimizar a estrutura de trabalho e gerar um ambiente mais agradável e livre de riscos à saúde do trabalhador.

O que é a metodologia 5s?

A metodologia 5s foi desenvolvida pelos japoneses e se consolidou na década de 1950, chegando ao Brasil nos anos 1990. Basicamente, ela reúne uma série de iniciativas que vão educar a consciência dos colaboradores, promovendo a cultura do uso responsável da estrutura da empresa.

Os profissionais são estimulados a perceber o uso correto de máquinas e de equipamentos, bem como da otimização do espaço físico da empresa. O 5s também inclui dicas de cuidados individuais relacionados aos hábitos do dia a dia no trabalho, que impactam na saúde do trabalhador.

Em síntese, o bom senso é a palavra norteadora do 5s. A denominação se baseia na origem japonesa das palavras que acompanham a metodologia. Em outro post, detalhamos um pouco melhor do que se trata, mas para explicar rapidamente, os 5s são:

  • Seiri: senso de utilização
  • Seiton: senso de organização
  • Seiso: senso de limpeza
  • Seiketsu: senso de saúde
  • Shitsuke: senso de disciplina

Como é aplicada a metodologia do 5s?

Apesar de possuir conceitos bastante simples, a aplicação da metodologia dos 5s demanda planejamento. Alterar a cultura dos colaboradores é um desafio, por isso, incluir o projeto no planejamento anual fará com que todos encarem a implementação das mudanças mais a sério.

É importante ressaltar que a metodologia 5s não vai mudar os hábitos da noite para o dia na sua empresa. Esse é um processo que requer planejamento, acompanhamento, avaliação de resultados e paciência, muita paciência! É recomendado que a empresa eleja uma equipe para ficar responsável pela gestão da metodologia 5s em todas as suas etapas.

Por que incluir os 5s no planejamento anual?

No planejamento anual, os empresários refletem sobre o que deu certo e o que precisa melhorar na empresa, a fim de que ela cresça. Como a metodologia 5s apresenta uma série de mudanças de hábitos que visam otimizar resultados, alinhá-la ao planejamento da empresa é o método ideal. Como já mostramos, o sucesso da aplicação dos 5s vai demandar tempo, portanto, planejamento é a chave do processo.

Ao aplicar a metodologia 5s, a empresa precisa analisar questões como:

  • É possível reduzir custos?
  • Nosso ambiente de trabalho pode se tornar mais agradável e melhorar o clima organizacional?
  • Nosso espaço físico é corretamente utilizado e bem aproveitado?
  • Como evitar desperdício de material e esforço humano?
  • Conseguimos manter o ambiente limpo e livre de riscos à saúde do nosso pessoal?

Todas essas questões estão diretamente ligadas ao planejamento anual da sua empresa e as respostas servem para melhorar os resultados do negócio.

Por que modernizar com o programa 8s?

Mais de 60 anos se passaram desde a criação do 5s, e esse tempo foi o suficiente para que a visão estratégica dentro das empresas fosse repensada. Da mesma maneira, a rotina foi reformulada com a integração digital dos processos.

Sendo assim, de acordo com a cultura comportamental dos brasileiros, foram acrescentados 3s à metodologia. Isso significa que o planejamento anual da empresa, com suas estratégias e resultados, pode ser redesenhado com o programa 8s.

O interessante desse complemento à metodologia japonesa é o alinhamento com uma visão de negócios ocidental, adequando o método à infraestrutura, ao dimensionamento de estratégias e às ações para o desenvolvimento das empresas nacionais.

O que é o programa 8s?

Basicamente, o acréscimo dos 3s à metodologia dos 5s consiste nos seguintes elementos:

Shikari Yaro (senso de determinação e união)

A proximidade no contato diário entre a alta administração e os seus colaboradores deve ser o foco deste tópico. Sendo assim, é desenvolvido um processo mais horizontal, levando em consideração a parceria entre todos os envolvidos nos processos de trabalho.

Shido (senso de treinamento)

Adicionar um tópico de treinamento à metodologia original dos 5s, no mercado de trabalho brasileiro, evidencia uma contínua necessidade de aperfeiçoamento individual e coletivo para o bem comum da empresa.

Além disso, o Brasil é campeão mundial em acidentes de trabalho. Com isso, aplicar o Shido na rotina profissional explora tanto a qualificação do profissional quanto a educação do indivíduo, deixando o ambiente ainda mais seguro para todos.

Setsuyaku (senso de economia e combate aos desperdícios)

Mais que utilizar os recursos à disposição da empresa, o combate ao desperdício prega a otimização desses elementos para que processos sejam cumpridos com ainda mais precisão e economia nos resultados anuais.

O Brasil, inclusive, acumula dados estatísticos preocupantes nesse sentido. Em média, as empresas desperdiçam até 25% da energia elétrica e até 40% da água tratada em uso. Pela extensão e pela versatilidade comercial e industrial do país, é compreensível que as atenções sejam dedicadas à redução desses valores.

Como aplicar o programa 8s?

Em complemento à metodologia original, os 3s são métodos práticos e fáceis de absorver no dia a dia corporativo, a começar pelo senso de determinação e união. Da gerência aos gestores, deve-se criar o hábito de participar mais da tomada de decisões e do planejamento de estratégias com os seus colaboradores.

Entre as práticas aplicáveis a esse senso, cabe implementar o treinamento e a capacitação dos funcionários, visando a redução do número de acidentes. Também é necessário investir no contínuo aperfeiçoamento da equipe de trabalho, individual e coletivamente.

Por fim, o combate aos desperdícios deve fazer parte da rotina de trabalho nas menores questões. Do consumo de papéis à utilização de água, energia elétrica, e outros recursos, a tarefa deve se tornar um hábito e, consequentemente, fazer parte da rotina junto aos outros processos já incorporados no ambiente empresarial.

Para trazer mais resultados positivos e ter ainda mais opções para pensar nas próximas estratégias, a metodologia 5s e os 3s posteriores podem contribuir com a construção de um ambiente de trabalho mais qualitativo, gerando mais organização e controle nos processos.

E você, já implementou a metodologia 5s na sua empresa? Então acrescente o programa 8s e compartilhe os resultados obtidos por meio de um comentário neste post!