5 Motivos para usar o SCRUM


Empresas que trabalham com desenvolvimento de softwares para gestão da qualidade e tem bons resultados usando o Scrum.
Dessa conversa levantamos alguns benefícios conquistados através do framework:

“(..) ajuda muito para identificar e corrigir os problemas que prejudicam o ritmo do trabalho.”

1.Organização Prática

De maneira simples o Scrum organiza o trabalho de toda equipe. Todos os colaboradores sabem o que tem que ser feito e como eles podem participar desse todo. Isso é planejamento com olhar prático.
Leandro conta que quando estava fazendo MBA em Gerenciamento de Projetos e o Scrum foi tema levantado, parte da turma que trabalhava com projetos e planejamento tradicionais, aqueles engessados, estranhou a maneira dinâmica e rápida que o método se desenvolve.

2 – Estimativa

No caso da Qualyteam, as tarefas podem se estimadas em 30 minutos, 1 hora, 2 horas, 3 horas e meia, 5 horas e por último 7 horas; que é o máximo de tempo de um dia de trabalho de cada colaborador. Nenhuma tarefa pode levar mais que um dia.
Muitas vezes em projetos grandes, é comum ignorar as pequenas coisas que devem ser feitas até chegar a conclusão. E isso se revela de forma nítida, em atrasos e refações devido as tarefas que não foram consideradas no planejamento.
No scrum é possível fazer a estimativa do projeto de diversas maneiras. Pode ser por tamanho, horas, dias e até pontos. Você deve apenas escolher a técnica que melhor se encaixa com a sua forma de trabalhar.

3. O trabalho é visto

O processo de produção está apresentado de maneira visível a todos. As etapas, as atividades, a demanda e os impedimentos. Basta olhar para saber se o sprint está produtivo ou não. Isso ajuda muito para identificar e corrigir os problemas que prejudicam o ritmo do trabalho.
Dependendo do que a empresa faz, pode-se usar  um quadro a vista e assim até o cliente ao visitar o ambiente de trabalho pode ter essa ideia. Fica mais fácil justificar porque você não pode fazer aquele job para ontem.
Na Qualyteam, houve um curto período de mudança de ambiente e a equipe ficou sem o quadro, para Leandro a sensação foi de estar perdido, e algumas vezes ao terminar uma tarefa ele se perguntou “tá, e o que eu tenho pra fazer agora?”

4. Entregas rápidas

A cada final de sprint a sua empresa terá algo para mostrar ao cliente. Em projeto muito longos, isso diminui a ansiedade e permite  identificar se o que está sendo feito está de acordo com as expectativas.
Imagina, só lá no final de tudo, o cliente poder dizer que o que ele queria não era bem assim. Nada mais frustante!
Isso é importante para a equipe também, tira a impressão que alguma vezes se tem de que o trabalho não está saindo do lugar. Você está sempre encerrando um ciclo e isso traz sensação de que aquela etapa que é importante mas “ninguém vê”, agora está sendo vista.

5. Adaptação é fácil

Para um novo colaborador, basta participar da reunião de sprint para saber o que acontece nos projetos e determinar quais serão as sua primeiras atividades. Isso porque qualquer menbro da equipe pode se tornar responsável por uma tarefa que está pendente, se for capaz de desempenhá-la
Isso estimula o aprendizado e a evolução da equipe. Além de evitar que alguém fique abarrotado de trabalho enquanto os outros estão “inventando” o que fazer. Com scrum, você tem a oportunidade de criar uma equipe horizontal e multi-disciplinar, isso é a menina dos olhos de qualquer empresa moderna.
Legal, não é?
O mais bacana do Scrum é que você pode usar as suas características fundamentais e fazer adaptações para a realidade da sua empresa.
Na Qualyteam , por exemplo,  o Scrum também é utilizado pela equipe de suporte, que criou uma técnica de priorização de tarefas por meio de tickets de cores diferentes.
Vale a pena experimentar o Scrum e abrir as portas para que ele se encaixe na sua maneira de trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *