10 livros essenciais sobre a gestão da qualidade


Você já sabe que a formação superior e as especializações não são mais suficientes para a construção de uma carreira em gestão da qualidade. É preciso também estar atualizado sobre diversos temas e sobre as mudanças constantes do mercado. E não há melhor forma de buscar conhecimento do que através da leitura.

Aproveitando o início de 2016, em que novas ideias ainda estão sendo tiradas do papel, reunimos 10 livros de gestão de qualidade que todo líder precisa ler.

Gestão da qualidade: teoria e prática

O livro de Edson Pacheco Paladini reúne as principais teorias e práticas da gestão da qualidade, e os maiores desafios da área. Sua terceira edição, lançada em 2012, é uma leitura fundamental para os gestores que desejam criar subsídios para atuar em grandes empresas e criar estratégias para o processo de gestão.

Gestão estratégica de qualidade: princípios, métodos e processos

Do mesmo autor do livro anterior, essa obra traz novos conceitos e estratégias de gestão com foco mais específico na relação com o consumidor. Dentre os principais aspectos abordados nessa edição, estão o processo de tomada de decisão, o perfil ideal do gestor, a participação dos recursos humanos e como consolidar a gestão da qualidade nas organizações. Leitura obrigatória — e essencial — para lideranças.

Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração

Com um mercado de trabalho cada vez mais focado no empreendedorismo e na inovação, Ed Catmull, fundador da empresa de animação digital Pixar, traz em seu livro, com uma linguagem simples, ideias e métodos para desenvolver a criatividade em seus colaboradores e como construir uma cultura revolucionária em uma empresa.

O futuro chegou: modelos de vida para uma sociedade desorientada

De Domenico De Masi, a obra reflete sobre o modelo econômico brasileiro e qual a sua influência sobre a qualidade e a relação com o consumidor. A abordagem do autor traz novas estratégias de gestão, diferentes das que vêm sendo abordadas há anos, com uma perspectiva moldada para o futuro, com base em um novo modelo sociocultural.

Gestão da qualidade e processos

O livro escrito não apenas por um, mas por quatro autores (Alexandre Varanda Rocha, Edmarson Bacelar Mota, Isnard Marshall Junior, Odair Mesquita Quintella) traz uma abordagem histórica da gestão de qualidade. Na obra, são abordados os princípios dos processos de qualidade, criados na década de 50, e como eles passaram a ser absorvidos pelas organizações nos últimos anos.

Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

Mesmo estando na categoria de autoajuda, Stephen Covey traz lições em seu livro que valem para todos os profissionais que ocupam cargos de liderança. Seus conselhos sobre iniciativa, trabalho em equipe, proatividade, organização e renovação pessoal são importantes para encarar os problemas comuns do dia a dia profissional e superar a zona de conforto, em que muitos líderes acabam caindo durante a sua jornada.

O livro de ouro da liderança

Como o nome sugere, esse é um dos livros de gestão da qualidade que todo líder deve ler. Com uma linguagem simples e interativa, o autor John Maxwell traz as características, comportamentos e práticas essenciais para uma boa gestão.

Ações para a qualidade

Esse é um dos livros de gestão da qualidade mais interessantes sobre a metodologia GEIC, criada pelo autor brasileiro Marcus Vinicius Rodrigues. Doutores, cientistas e profissionais do segmento apresentam as melhores ações para as áreas de estratégia, estrutura, comportamento e operação, sempre com foco na qualidade e na eficácia das empresas.

O líder humano

O principal objetivo do autor Ricardo José da Silva é influenciar profissionais a buscar um melhor desempenho através de atitudes positivas, e um desenvolvimento pessoal com foco não apenas no cumprimento de metas, mas sim na produtividade, no bem-estar e na humanização dos relacionamentos entre líderes e colaboradores.

Gestão da mudança e cultura organizacional

O destaque das empresas atualmente não é mais o seu porte, e sim a sua capacidade de se adaptar aos novos tempos e de proporcionar uma experiência de qualidade para clientes e colaboradores. Nessa obra, Sílvio Johann apresenta as condições para uma cultura organizacional inovadora e bem-sucedida.

Se você busca de aperfeiçoar em liderança e qualidade aproveite esse livro fantástico